terça-feira, 1 de janeiro de 2013

O Brasil e os preparativos para a JMJ - Jornada Mundial da Juventude.

Nenhum comentário

O ano de 2012 certamente foi um ano de muitas atividades em preparação para a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que acontece no Rio de Janeiro, no ano que vem,  de 21 a 28 de julho.
O anúncio do Rio de Janeiro como sede da Jornada, no final de 2011, incentivou inúmeros trabalhos pastorais voltados para a juventude, além de grande estruturação do COL, Comitê Organizacional Local, para a JMJ Rio 2013.
Em 2012, milhares de jovens do Brasil e do mundo manifestaram sua vontade de atuar como voluntários na JMJ, assim que foram abertas as inscrições.  A Vigília de Jovens Adoradores, que teve início em 2011, teve em 2012,  inúmeros jovens que abraçaram a ideia da JMJ e reforçaram o time de jovens que, uma vez por mês, se reúne em vigília para refletir temas de cada jornada que passou, bem como rezar para os patronos e intercessores da Jornada.
Entre os anúncios mais importantes deste ano, esteve a divulgação dos locais onde o papa Bento XVI se encontrará com os jovens durante a Jornada, durante os Atos Centrais.  A bela praia de Copacabana e a Zona Oeste do Rio foi o local definido para o encontro do Pontífice com os jovens.
Os nomes dos patronos e intercessores da JMJ foram divulgados em missa solene no Rio de Janeiro, na Igreja de Nossa Senhora da Penha. Nossa Senhora Aparecida e Frei Galvão são dois nomes entre os patronos para Jornada, notícia recebida com muita alegria por jovens brasileiros.
Oração Oficial  foi lançada em julho o Largo da Carioca, durante a Vigília dos Jovens Adoradores.  Já o Hino Oficial da Jornada foi divulgado durante a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Composição de Padre José Cândido, o hino retrata o Cristo Redentor de braços abertos para uma juventude missionária.
O encontro “Preparai o Caminho”, realizado no Rio de Janeiro foi oportunidade de sentir a Jornada e seus desafios.  No Maracanãzinho, voluntários participaram de várias atividades com jovens convidados para o evento.
Outro projeto iniciado em 2012 é a Feira Vocacional, que vai reunir congregações, novas comunidades e movimentos cristãos, durante a Jornada.  Foram mais de 150 inscrições para 80 vagas disponíveis.
Peregrinos internacionais puderam fazer sua inscrição para Semana Missionária, evento que acontece uma semana antes da Jornada, no mês de outubro.  A Semana Missionária de responsabilidade das Arquidioceses.
Encerrando o ano, o Comitê Organizador da Jornada encerra 2012, com os bons resultados do II Encontro Internacional Preparatório para a JMJ Rio2013, onde delegados de 75 países aprovaram medidas pastorais e logísticas da Jornada.
Fonte: A12

Nenhum comentário :

Postar um comentário