segunda-feira, 1 de julho de 2013

Deus não é o responsável pelo seu sofrimento

Nenhum comentário

Depois que o pecado entrou no mundo, aceitemos ou não, vivemos nesse vale de lágrimas. Foi preciso uma dor ao extremo para que Jesus pudesse nos salvar. O Pai não quis que sofrêssemos, mas o pecado foi causando dor e sofrimento desde que entrou no mundo. Não foi Deus quem criou a dor nem a morte, pois tudo isso é consequência do pecado.

Quantas barbaridades nós mesmos cometemos durante a nossa vida? E quantas consequências disso nós colhemos até hoje? Nada do que fazemos é neutro. Tudo tem uma consequência para o bem ou para o mal.

Olhe o resultado das "burradas" e das loucuras que cometemos na nossa sexualidade. Não é apenas a gravidez inesperada, mas são as dores da alma, do espírito e até mesmo do corpo da pessoa. A natureza é um relógio de alta precisão.

Quanta gente se estragou pelas tolices que fez no campo da sua sexualidade e afetividade! Paixão não é amor, e as consequências das coisas vividas na paixão são sentidas até hoje. Quantos meninos e meninas carregam os resultados desse sentimento mal vivido!

Não quero falar apenas da questão afetiva, mas também da financeira. Quantos compraram, seduzidos pela liberdade de pagar em muitas parcelas, e se envolveram em empréstimos, em agiotas e acabaram tornando sua vida um inferno por causa de uma decisão mal tomada! Muitas vezes, você, mais do que ser culpado, é a vítima das paixões dos outros, da afetividade errada dos outros.

"Deus sabe como cuidar das marcas, das feridas que você traz em seu coração", ensina monsenhor Jonas.


Você sofre decepções causadas por pessoas que você ama profundamente, como seu pai e sua mãe. Você foi a vítima deles, por isso, hoje, sofre. Muitos ressentimentos você vive por causa das atitudes dos outros.

O Evangelho nos diz que o sol se levanta sobre os maus e bons. Assim, também os sofrimentos se levantam não somente sobre os maus, mas também sobre os bons. Nessa hora, você tem de fazer a diferença e entregar o seu caminho ao Senhor.

Deus sabe como cuidar das marcas, das feridas que você traz em seu coração. Ele mesmo disse que carregaria seu fardo contigo. Quantas vezes você culpa o Senhor por aquilo que está acontecendo em sua família! Culpa-O por aquilo que está acontecendo com o seu filho. Mas Deus não é o responsável pelo seu sofrimento, porque este é gerado pelo pecado cometido por você e pelos outros. No entanto, é Ele quem sabe cuidar e curar as suas feridas e as suas chagas.  É preciso entregar o seu caminho ao Senhor. Você tem de entregar tudo a Ele.

Quando digo tudo, é tudo mesmo! Até mesmo os seus pecados, a fim de que o Senhor possa agir em tudo na sua vida. Entregue o seu passado, as suas loucuras para que Deus possa cuidar de tudo. Para isso você precisa estar cheio do Espírito Santo.

O Senhor não nos deu um espírito de covardia, mas um espírito de fortaleza, de sabedoria e amor. A solução não é negar o sofrimento, mas afrontá-lo. Precisamos enfrentar a dor como um surfista enfrenta a onda, pois este consegue superar uma onda que o mataria, porque está em cima de uma prancha e está treinando para isso. É preciso superar o sofrimento!

O mundo em que vivemos nos acostumou a não aguentarmos o sofrimento. Qualquer dor é motivo de remédio. Queremos, sempre e em todos os momentos, “sombra e água fresca”!

Precisamos aprender a encarar o sofrimento. Precisamos aprender a sofrer. Para isso é necessário estarmos plenos do Espírito Santo.


Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário