Jornalistas da Igreja Católica de todo o Brasil estão reunidos neste final de semana no 5º Encontro nacional de Jornalistas da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
O evento, que tem como tema ‘Jornalismo em rede: um desafio para a Igreja’, acontece na Casa de Retiros Assunção, em Brasília (DF) e objetiva discutir as ações das assessorias de imprensa das dioceses, arquidioceses, igrejas particulares e organismos da CNBB.
Durante a noite de ontem os profissionais de assessoria de imprensa foram acolhidos e apresentados, de forma a partilhar contatos e experiências.
Ao longo do dia de hoje o grupo permanece reunido. Pela manhã acontece a conferência ‘Experiência de jornalismo em rede no rádio, tv e internet’, que será proferida pelo professor Sidney Rezende (PUC-RJ Globonews). Na parte da tarde os presentes participam da apresentação do artigo ‘As interfaces comunicativas na Igreja católica: análise sobre a atuação de jornalistas nas (Arqui)Dioceses Brasileiras’, com Paulo Giraldi.
Acontece ainda a conferência ‘Experiência de jornalismo em rede para uma instituição’, com o professor Antônio Danin Júnior (Faculdade Alfa, Goiânia - GO), e a discussão do informe ‘Jovens Conectados e 5ª Semana Social Brasileira’.
O evento encerra amanhã, com exposição da proposta de ‘Rede de Correspondentes da CNBB’ e Celebração Eucarística.
Nova coordenação – Após a eleição da nova presidência da CNBB, ocorrida em maio do ano passado em Aparecida (SP), durante a 49ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, um novo assessor de imprensa para a conferência foi escolhido, o Missionário Redentorista padre Rafael Vieira.
No início do encontro, padre Rafael falou de suas propostas junto às assessorias de imprensa dos órgãos católicos do Brasil, e a intenção de se promover maior relacionamento entre eles, bem como estabelecer formas de troca de informação entre todos.
Assessoria de Imprensa durante a 50ª AGCNBB – Com o objetivo de melhor organizar o trabalho da assessoria de imprensa durante a 50ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece em maio deste ano no Santuário Nacional de Aparecida, padre Rafael realizou na tarde de ontem na sede da conferência, uma reunião sobre sua estratégia de trabalho para o evento de 2012.
O Missionário Redentorista solicitou ao Santuário Nacional dois jornalistas de Aparecida que pudessem somar à sua equipe no trabalho de atendimento à imprensa, valorizando a realidade local do maior Santuário Mariano do mundo.
Foram nomeadas as jornalistas Andrea Moroni, assessora do Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis e jornalista da REDE APARECIDA de comunicação, e Polyana Gonzaga, jornalista do portal www.A12.com.
Com a nova estratégia de trabalho, o assessor pretende reforçar o trabalho já realizado pela CNBB, oferecendo qualidade de atendimento aos jornalistas que acorrerem à Aparecida durante o evento.
Padre Rafael realizará um trabalho em conjunto com a assessoria de imprensa do Santuário Nacional, objetivando agilidade e qualidade da informação divulgada sobre este importante evento para a Igreja no Brasil.
fonte:http://www.a12.com/
Nenhum comentário :
Postar um comentário