terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Igreja celebra São João, apóstolo e evangelista

Nenhum comentário


 
A Igreja celebra hoje (27) São João, apóstolo e evangelista, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, foi primeiro discípulo de João Batista e depois discípulo de Cristo, sendo chamado de ‘discípulo amado’.

Esteve ao lado de Jesus na última ceia, no julgamento e foi o discípulo que permaneceu junto do Cristo no Calvário, onde recebeu como Mãe Maria Santíssima.

É o autor do Quarto Evangelho, do Apocalipse e de três Cartas Apostólicas. Segundo a tradição, viveu na ilha de Patmos, e morreu em Éfeso.

O apóstolo São João foi quem, na Santa Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre e, foi também a João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: "Filho, eis aí a tua mãe" e, olhando para Maria disse: "Mulher, eis aí o teu filho". (Jo 19,26s).

Quando Jesus se transfigurou, foi João, juntamente com Pedro e Tiago, que estava lá.

João é o homem da elevação espiritual, mas Jesus chamou a ele e a seu irmão Tiago de Boanerges, que significa ‘filho do trovão’.

As heranças deixadas nos escritos de João, demonstram uma personalidade extraordinária. De acordo com as descrições ele seria imaginativo nas suas comparações, pensativo e introspectivo nas suas dissertações. É notório o seu amadurecimento na fé através da evolução da sua escrita.

Vivo após o martírio - O Imperador Domiciano o fez prender e levar a Roma. Na Cidade Eterna, ele foi flagelado e colocado num caldeirão de óleo fervendo. Mas o Apóstolo saiu dele rejuvenescido e sem sofrer dano algum.


A imagem de São João é representada com uma águia, simbolizando seu pensamento elevado.

De todos os doze apóstolos, João Zebedeu finalmente tornou-se o mais destacado teólogo. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, quando tinha 94 anos. 

Estátuas do Santuário Nacional - A vida e a história dos 12 Apóstolos que seguiram Jesus Cristo estão retratadas nas obras colocadas nas colunatas, próximo da Tribuna Papa Bento XVI no Santuário Nacional. A estátua de São João também está entre elas.

Cada uma das estátuas foi concebida evidenciando a vida de cada santo, como instrumento de morte e suas simbologias.

O projeto é inspirado na estrutura da Basílica de São Pedro, em Roma. Foi idealizado pelo reitor do Santuário, padre Darci Nicioli e pelo Missionário Redentorista, padre Ronoaldo Pelaquin, autor do projeto do Morro do Presépio.

As obras são do artista plástico Alexandre Morais, que já é conhecido pelos devotos da Mãe Aparecida, pois todas as estátuas do Morro do Presépio foram feitas por ele.

São João, rogai por nós!

FONTE: a12.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário