sábado, 26 de maio de 2012

Novo bispo auxiliar do Rio de Janeiro toma posse no mês que vem

Nenhum comentário

Em entrevista exclusiva ao Portal A12.com, Dom Roque fala sobre expectativa para sua ordenação


André Costa 
Redação portal A12

A Arquidiocese do Rio de Janeiro está em festa com a nomeação do cônego Roque Costa Souza como novo bispo auxiliar. Dom Roque foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 10 e maio depois de pedido feito pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Dom Roque era reitor do seminário São José, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e capelão da Polícia Militar. A ordenação está marcada para o dia 23 de junho.

Em entrevista ao Portal A12.com, Dom Roque afirmou que recebeu a notícia com muita alegria e que escreveu ao Santo Padre expondo sua disponibilidade ao ministério episcopal. “Nos cinco dias que antecederam a publicação da minha nomeação, entrei em oração silenciosa com a Virgem Maria para responder o sim à Vontade de Deus. Ainda estou muito emocionado e com muita vontade de trabalhar”, disse.

O novo bispo também disse que já está participando de reuniões dos bispos e vigários episcopais e que o trabalho começará de fato no mês que vem . “Estou aos poucos iniciando meus trabalhos. Vivemos uma expectativa devido a JMJ e ainda devo conhecer minhas responsabilidades neste grande evento. Será um grande momento que mobilizará não só a nossa Arquidiocese, mas toda a Igreja no Brasil e no Mundo. Teremos que contar com o apoio de todos para acolhermos bem os jovens. A nossa Cidade ficará ainda mais maravilhosa.
 Contamos com a intercessão de nosso querido Beato João Paulo II", afirmou.

Ainda se referindo a Jornada Mundial da Juventude, Dom Roque afirmou que todas as paróquias estão se envolvendo. “ Tivemos um grande encontro de catequese que ocorreu em 35 paroquias da nossa Arquidiocese cujo tema foi: Acolhimento. O objetivo foi motivar as famílias no acolhimento desses jovens e adultos que participarão da JMJ2013. Foi uma oportunidade de apresentar e esclarecer algumas duvidas. Acredito que serão momentos importantes de devoção e fé”, acrescentou.

Dom Roque encerrou suas palavras dizendo que vive grande expectativa para o dia de sua ordenação. “No momento estou vivendo a cada dia os preparativos da Ordenação Episcopal que ocorrerá no próximo dia 23 de junho, às 08h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, presidida pelo nosso Arcebispo D. Orani João Tempesta. Eu tenho um olhar de muita esperança. Jesus Cristo me chamou para segui-lo como discipulo e continuar sua missão. Eu quero servir aos meus irmãos com disponibilidade e alegria. A Virgem Maria interceda por nossos planos e projetos que sob a ação do Espirito Santo iremos executar”, finalizou. 

Foto: Arquivo Pessoal

Nenhum comentário :

Postar um comentário