quarta-feira, 30 de maio de 2012

PAPA BENTO XVI NOMEIA NOVO BISPO PARA A DIOCESE DE GUANHÃES (MG)

Nenhum comentário


Jeremias_-_GuanhesO Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeou hoje, 30 de maio, para a diocese vacante de Guanhães (MG), o padre Jeremias Antônio de Jesus, atualmente pároco da Paróquia Cristo Rei, na cidade de Atibaia (SP).
Monsenhor Jeremias nasceu em Atibaia, no dia 27 de maio de1966. Cursou Filosofia no Seminário Arquidiocesano “Bom Jesus”, em Aparecida (SP) e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo (SP).
Em suas atividades enquanto sacerdote, monsenhor Jeremias Antônio de Jesus foi reitor do Seminário Maior Imaculada Conceição, na cidade de Caieiras (SP); vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio, também em Caieiras; Administrador Paroquial das Paróquias de São Sebastião e São Pedro Apóstolo, em Atibaia; Responsável pela Escola de Teologia para Leigos, também em Atibaia; professor de Metodologia Científica e Língua Portuguesa no Seminário propedêutico, em Bragança Paulista (SP) e Vigário Forâneo da Forania de Atibaia.
A diocese
Criada em 24 de maio de 1985 pela Bula Pontifícia RECTE QUIDEM, do papa João Paulo II, tendo seu território desmembrado da arquidiocese de Diamantina e das dioceses de Governador Valadares e Itabira-Fabriciano; a diocese de Guanhães foi instalada solenemente a 1º de maio de 1986, pelo então Núncio Apostólico no Brasil, dom Carlo Furno, que no mesmo dia, deu posse ao primeiro bispo de Guanhães, dom Antônio Felippe da Cunha.
A diocese de Guanhães localiza-se na região leste de Minas Gerais, pertence à Província Eclesiástica de Diamantina e ao Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais). Geograficamente, limita-se com as dioceses de Governador Valadares, Itabira-Fabriciano e Sete Lagoas, além da arquidiocese de Diamantina e da diocese de Teófilo Otoni, todas em Minas Gerais. Sua superfície é de 15.542, 3 km² e tem uma população de aproximadamente 263.472 habitantes, distribuídos em 30 municípios, dos quais 27 são paróquias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário