sexta-feira, 15 de junho de 2012

15 de Junho, Dia do Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário



Hoje (15) a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que recorda o amor de Deus manifestado em Cristo.  Neste dia por recomendação do Santo Padre também é realizada a ‘Jornada Mundial de Oração pela Santificação do Clero’.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem sua origem ligada a São João Eudes, sacerdote que nasceu em 1601 na França. O santo fundou a congregação dos Eudistas e a de Nossa Senhora da Caridade, que tiveram papel fundamental na difusão da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. São João Eudes foi o autor dos primeiros textos para a celebração litúrgica do Sagrado Coração de Jesus e de Maria.

Mas foi a monja Santa Margarida Maria Alacoque (1647 – 1690), que impulsionou o culto ao Sagrado Coração de Jesus. Vivendo no Mosteiro da Visitação de Paray-le-Monial, na França, Margarida Maria recebeu revelações do próprio Jesus para que divulgasse a devoção ao Sacratíssimo Coração, por meio de 12 promessas.

“Num momento difícil que a Igreja passava, em que se divulgavam ideias que Deus não derramava toda a sua graça, o seu amor e a sua misericórdia sobre todos, mas para apenas um grupo, foi nesse contexto que apareceu Santa Margarida Maria Alacoque. Nos anos de 1673 a 1675, ela tem esse colóquio, essa intimidade, essa experiência mística com Jesus. Jesus aparece pra ela e revela o desejo Dele de que o mundo, as pessoas, os homens, as mulheres, todos, se voltem mais para o coração dele”, explica.

O papa Pio XII em 1956 escreveu a Carta Encíclica ‘Haurietis Aquas’ sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus, que contribuiu para oficializar a devoção. A festa litúrgica é comemorada sempre na sexta-feira seguinte ao Corpus Christi.


Consagração ao Coração de Jesus

Coração de Jesus, eu confio em vós,
mas aumentai a minha fé.
Vós dissestes: “Pedi e recebereis”.
Confiando em vossa promessa,
venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado na nossa felicidade
que nós mesmos.
Por isso ponho em Vosso Coração
os meus pedidos,
as minhas preocupações,
os meus sofrimentos
e as minhas esperanças.
Coração de Jesus,
eu confio em Vós,
mas aumentai a minha confiança.
Jesus, manso e humilde de coração,
fazei meu coração semelhante ao Vosso.
Amém.

Nenhum comentário :

Postar um comentário