sábado, 9 de junho de 2012

Santos Juninos movimentam festas pelo Brasil

Nenhum comentário

Redação Portal A12

Nesse mês de junho em todo canto do Brasil há uma festa junina para celebrar os santos populares desse mês, os conhecidos santos juninos, Santo Antonio, São João e São Pedro.

Santo Antonio

Conhecido como o santo ‘casamenteiro’ Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal. Seu dia é 13 junho e por ser conhecido como o santo que arruma casamentos na véspera dessa data no Brasil é comemorado o ‘dia dos namorados’.

Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de realizar seus pedidos.

Mas não é só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.

Para celebrar Santo Antônio em muitos lugares se preparam a conhecida ‘trezena’ que é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado.

Há também os responsos realizados quando o santo é invocado para achar coisas perdidas.

Comemoração

Padroeiro da cidade de Guaratinguetá (SP), o município está em festa desde o dia 1º até 13 de junho na festa da paróquia Santo Antônio.

As celebrações acontecem todos os dias às 7h e 19h e a oração da trezena às 15h.

No dia 13, dia da festa, haverá missa às 8h, com a benção e distribuição de pães.

A missa solene será às 10h e a procissão às 18h. Durante a festa haverá quermesse com barracas e shows.

São João

Celebrando São João, esse conhecido santo festeiro que seu dia é 24 de junho, data de seu nascimento também recebe as homenagens sempre uma fogueira acesa e fogos de artificio.

Este é o santo padroeiro da amizade suas festas normalmente são as mais movimentadas com música, dança e comida típica.

Comemoração

O Santuário Nacional de Aparecida aproveita essa comemoração para ajudar entidades sociais de Aparecida com ‘Arraiá de São João’ que está acontecendo no pátio das Palmeiras nesse fim de semana de 8 a 10 de junho e também na próxima semana de 15 a 17 de junho.

São Pedro e São Paulo

Ainda em junho é celebrado São Pedro, dia 29 de junho, esse que é conhecido por ser o protetor das viúvas e dos pescadores além de guardador das portas do céu.

Em sua festa também se acende fogueiras e mantem as tradições regionais de cada localidade com comidas, danças e demais festejos.

Pedro foi apóstolo e primeiro Papa da Igreja católica, por isso nesse dia também é celebrado o dia do Papa.

O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade.

Nas comemorações juninas, no mesmo dia em que se celebra São Pedro é também o dia de São Paulo, apostolo que se converteu à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário