terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atenção Nação Católica: Pe: Nunes em Umarizal

Nenhum comentário


                  Biografia de Padre Antonio Nunes de Araújo


Padre Antonio Nunes de Araújo é o Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Neópolis, pertencente à Arquidiocese de Natal – Rio Grande do Norte.
Mas o que podemos falar dessa pessoa tão especial para a vida da nossa comunidade? Torna-se difícil encontrar palavras que o definam como sacerdote, evangelizador, administrador, cantor, pastor e tantas outras funções tão bem por ele desempenhadas. Para ser tão dinâmico e trabalhador teria mesmo que ser nordestino e também sertanejo. E foi lá na tromba do elefante, precisamente na pequena cidade de Almino Afonso, no estado do Rio Grande do Norte, que este homem de espírito forte e guerreiro nasceu, no dia 23 de setembro de 1963.
Em sua cidade natal deu seus primeiros passos na vida estudantil e na vida religiosa. Quando veio ao mundo enviado por Deus, já trazia consigo a grande missão de levar a todos os ensinamentos de Jesus Cristo, pois desde cedo, ainda criança, sentia-se atraído pela vida sacerdotal, pois através de suas brincadeiras, encenava procissões com seus amiguinhos.
Estudou em Pau dos Ferros/RN e de lá, aos quatorze anos de idade, deixando sua cidade natal, partiu para o seminário. Com quase 20 anos, fez sua profissão religiosa no dia 23 de fevereiro de 1983, no Convento do Carmo em Camocim de São Félix/PE. Muito convicto de sua vocação seguiu sua caminhada e após cinco anos recebeu o Sacramento da Ordem, no dia 10 de dezembro de 1988 na sua cidade natal. Logo em seguida, assumiu a Paróquia de São Felix/PE, onde ficou até o ano de 1991, quando foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida em Neópolis - Natal-RN, que assumiu no dia  13 de novembro de 1991 e permanece até hoje.
Logo que assumiu a Paróquia sua atuação como padre chamou a atenção de toda comunidade, pois como um bom pastor que cuida de suas ovelhas, ele soube conduzir o seu rebanho. A igreja muito pequena e sem estrutura adequada, já não comportava a grande quantidade de fiéis que vinham participar das belas celebrações e ouvir as palavras sábias que tocavam os corações de todos. Diante dessa realidade surgiu então um grande desafio para o Padre Nunes, a igreja estava necessitando urgentemente de uma reforma de ampliação. A idéia foi lançada e a comunidade abraçou a causa. A igreja foi reformada e a comunidade dispõe hoje de um lugar bonito e acolhedor para participar das celebrações e fazer suas orações. Mas os desafios não terminaram por aí.
Com o seu dinamismo, nosso Pároco sempre preocupado com a evangelização, estruturou a vida pastoral da Paróquia. Foram criadas várias pastorais, movimentos e serviços que juntos trabalham para o crescimento do Reino de Deus. Tornou-se necessário um espaço físico para que essa estrutura desenvolvesse seus trabalhos. Estava lançado o segundo desafio para o padre Nunes, construir o salão paroquial. A obra foi realizada e hoje a comunidade dispõe de um espaço para se reunir e programar os trabalhos dos diversos segmentos existentes na Paróquia.
Sempre preocupado em levar à Palavra de Deus a todos, surge então o terceiro desafio. Construir uma igreja na comunidade de Capim Macio, pois as celebrações naquela localidade eram realizadas em um espaço sem estruturas adequadas. A igreja foi construída com o apoio da comunidade, o bairro dispõe hoje de uma belíssima igreja, onde os fiéis se reúnem para professar sua fé em Jesus Cristo e um salão paroquial onde as pastorais desenvolvem seus trabalhos.
A Paróquia estava estruturada fisicamente e religiosamente, mas o coração de Padre Nunes continuava a bater inquieto. Faltava realizar algo que completasse a sua missão evangelizadora e samaritana. Como bom sertanejo, vindo do interior e conhecedor da realidade vivida pelas pessoas carentes, sentiu a necessidade de poder ajudá-las de alguma forma. Foi então que surgiu a grande idéia de construir uma casa de apoio para aquelas pessoas que necessitassem de tratamento de saúde em nossa capital. A obra está em andamento e em breve será concluída. A Associação Casa do Divino Mestre (ACDM) é mais um sonho que será realizado na vida da comunidade.
Deus te fez nascer no dia da primavera, onde a vida eclode numa magia de cores. A primavera traz consigo a beleza e o perfume das flores. Como não compará-las com as suas celebrações. Elas são como um pequeno botão de rosa que aos poucos vai desabrochando e as palavras vão inundando todo o nosso ser, nos enche com seu perfume e nos faz cada vez mais apaixonados por Jesus Cristo. Falar da primavera é também lembrar os pássaros, que nessa estação mudam sua plumagem e cantam suas melodias. Como não compará-los com sua voz tão bonita que canta e encanta a todos nós, exaltando o nosso Deus com suas canções, seja nas celebrações ou através dos CD´s que evangelizam através da música. A primavera é a estação da alegria. Como não falar da sua alegria e do seu entusiasmo, dentro e fora das celebrações, que tanto nos fortalece e nos faz compreender que ter FÉ é preciso acima de tudo.
Os paroquianos de Nossa Senhora Aparecida é que foi presenteada por Deus, por esse nobre sacerdote. Recebemos esse padre que realizou e continua realizando maravilhas através dos ensinamentos de Jesus Cristo. Sabemos que a vocação sacerdotal e a sua perseverança não são caminhos fáceis de ser trilhados, exige muita renúncia, dedicação e fidelidade à Palavra de Deus. Que Deus lhe abençoe sempre. Que Nossa Senhora Aparecida interceda junto ao Pai por uma vida longa e plena de felicidade e de paz.

Nenhum comentário :

Postar um comentário