segunda-feira, 27 de maio de 2013

Solenidade de Corpus Christi.

Nenhum comentário

Solenidade de Corpus Christi.

Corpus Christi, ou Corpo de Cristo, é uma solenidade da Igreja Universal (Católica), onde comemoramos o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. É realizado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo o Papa Urbano IV em 11 de Agosto de 1264. Propagou-se ligeiramente por todo o ocidente.
Sua instituição foi para recordar no coração do povo Católico a paixão do Senhor Jesus, que um dia antes de sua morte, ofereceu-se no Pão e no Vinho. 
A esta Solenidade corresponde o dogma da transubstanciação Corpo e do Sangue do Cristo nas espécies do Pão e do Vinho.
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 
1 Coríntios 11:23-29" São Paulo nos diz, que verdadeiramente o Pão e o Vinho são o Corpo e o Sangue do Senhor. Não são mais Pão e Vinho, mas Carne e Sangue do Salvador. Mesmo que mantenham as características da cor, cheiro, sabor e aparência, estes substancialmente transformam-se no Corpo e no Sangue do Senhor. Lá estão presentes o Corpo e o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus. Por isso o Santíssimo Sacramento da Eucaristia pode e deve ser adorado e glorificado. É o Cristo que se dá em alimento à nós, para a nossa Salvação. Jesus disse que não nos abandonaria nunca (Mateus 28;20) e Ele cumpre essa promessa com a instituição da Eucaristia.

"Quem não come do Corpo e bebe do Sangue do Filho do Homem, não tem a vida eterna" (João 6;53)"

Adoremos o Cristo Sacramento na Santíssima Eucaristia.

Paz e bem. O Amor de Jesus e Maria para todos vocês.

Postagem: Matheus Carvalho

Nenhum comentário :

Postar um comentário