quinta-feira, 18 de julho de 2013

A cidade do Rio se veste de JMJ

Nenhum comentário


Falta menos de uma semana para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). E, com a proximidade do evento, a cidade do Rio de Janeiro, da Zona Norte à Zona Sul, já está toda enfeitada para os seis dias em que receberá a juventude mundial. Em uma caminhada pelas ruas, os peregrinos e voluntários da JMJ Rio2013, que já estão chegando ao Rio, deparam-se com o logo da Jornada em outdoors, adesivos, banners, camisas, broches e até mesmo em esculturas de areia na Praia de Ipanema.
Essa divulgação da JMJ Rio2013 pela cidade não é de agora. Teve início há cerca de um ano, com a idealização do “Dia D da JMJ” pelos jovens cariocas, ou seja, um dia em que todos os jovens deveriam vestir a camisa oficial da JMJ Rio2013. Ficou acertado que seria o dia 23, pois remete ao dia de início das atividades da JMJ (23 de julho), e, então, foram criados eventos e mensagens nas redes sociais para divulgar o “Dia D da JMJ”. Com o sucesso da iniciativa, os jovens de outros estados e até de outros países também resolveram participar, e, a partir daí, todo mês a divulgação é realizada, sempre no dia 23.
Logo depois, foram produzidos alguns adesivos da JMJ Rio2013 para o vidro traseiro de carros. As bandeirinhas também viraram febre e se espalharam pelos quatro cantos da cidade. Na Zona Norte, o jovem Jonas Pavão aderiu à ideia de divulgação. Peregrino da JMJ de Colônia (Alemanha), em 2005, ele quis agora, como voluntário, mostrar aos outros jovens como é bom viver a JMJ. “Quando soube que a Jornada seria no Rio, quis me sentir parte disso. Fui chamado para voluntário e, como voluntário, comecei a ter noção do que estava acontecendo. Soube da necessidade de locais de hospedagem, e quis colocar o adesivo para divulgar a Hospedagem”, explica.
Jonas também conta que, depois que colocou o adesivo em seu carro, ficou com vontade de divulgar mais e pediu a ajuda de seus amigos para também divulgarem. Foi assim que ele conseguiu mais 15 amigos para também participarem.
Paróquias enfeitam suas fachadas
As paróquias também acolheram a ideia de divulgar a JMJ Rio2013. Com banners e fotos, elas se enfeitaram pra receber os peregrinos. Uma delas é a Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul da cidade. Primeiramente, a paróquia colocou uma foto do Papa Francisco acenando. Em seguida, os paroquianos quiseram ir além e, na fachada do edifício paroquial, foram fincadas bandeirinhas de vários países, representando os jovens do mundo inteiro, em cima de um banner com um verso do Hino da JMJ: “Venham meus amigos!”
Segundo um dos integrantes da equipe que desenvolveu o projeto dos enfeites, Luiz Romero, a ideia da foto surgiu do pároco, monsenhor Manuel Vieira, a partir do painel que tinha sido feito em 1997, para a chegada do Papa João Paulo II ao Encontro Mundial das Famílias. Já as bandeiras e a frase foram “uma forma de representar o acolhimento a todos os povos e nações que virão para a JMJ Rio2013”, disse.
Os locais onde acontecerá os Atos Centrais (Praia de Copacabana e Campus Fidei, em Guaratiba) começam a receber também enfeites criados pela organização da JMJ Rio2013. Na última semana, começaram a ser instaladas as primeiras placas com palavras, em diversas línguas, que remetem aos sentimentos vividos na JMJ Rio2013. 
Fonte: JMJ

Nenhum comentário :

Postar um comentário