segunda-feira, 30 de setembro de 2013

João Paulo II e João XXIII serão canonizados no dia 27 de abril de 2014

Nenhum comentário
Nesta segunda-feira (30), Papa Francisco anunciou a data da canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII para o dia 27 de abril de 2014, segundo domingo do tempo pascal e Domingo da Divina Misericórdia, celebração que foi instituída pelo próprio Papa João Paulo II. 
A data foi anunciada com a realização do consistório ordinário público que aconteceu hoje no Vaticano e tinha como proposta aprovar as causas de canonização dos pontífices, e contou com a presença dos cardeais que estavam Roma.
Papa Francisco justificou em julho que a decisão de unir no mesmo dia a canonização dos seus dois predecessores seria para a Igreja uma mensagem. "Fazer a cerimônia de canonização dos dois juntos quer ser uma mensagem para a Igreja: estes dois são bons, eles são bons, são dois bons", disse.
Francisco reconheceu oficialmente em julho o segundo milagre atribuído ao Papa João Paulo II, depois de ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos. No mesmo dia, Francisco aprovou a canonização de João XXIII, falecido há 50 anos, após ter recebido o parecer favorável da Congregação para as Causas dos Santos, dispensando o reconhecimento de um novo milagre.
Karol Jozef Wojtyla foi eleito Papa no dia 16 de outubro de 1978. Nasceu em Wadowice (Polônia), em 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano a 2 de abril de 2005.
João Paulo II foi considerado peregrino do amor e mensageiro da paz, durante os quase 27 anos de pontificado. Ele escreveu 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas.
Em seu pontificado, fortaleceu a fé da Igreja promulgando o Catecismo da Igreja Católica. Promoveu um intenso itinerário de vida espiritual com o Ano da Redenção, o Ano Mariano, o Ano da Eucaristia e o Jubileu do Ano 2000 e criou as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), aproximando a Igreja dos jovens. 
O primeiro milagre do Papa João Paulo II foi o da irmã francesa Marie Simon-Pierre, com o desaparecimento da doença de Parkinson na religiosa repentinamente, com o qual se iniciou o processo de canonização de João Paulo II. Ele foi proclamado beato pelo Papa emérito Bento XVI no dia 1º de maio de 2011, na Praça de São Pedro.
A Igreja Católica celebra a memória litúrgica de João Paulo II no dia 22 de outubro, data que assinala o dia de início de pontificado do papa em 1978.
Angelo Giuseppe Roncalli, o Papa João XXIII, nasceu em 1881 na localidade de Sotto il Monte, Bérgamo, onde foi pároco e professor no seminário, secretário do bispo e capelão do exército durante a I Guerra Mundial.
João XXIII iniciou a sua carreira diplomática como visitador apostólico na Bulgária, de 1925 a 1935; foi depois delegado apostólico na Grécia e Turquia, de 1935 a 1944, e Núncio Apostólico na França, de 1944 a 1953.
Em 1953, Angelo Roncalli foi nomeado patriarca de Veneza e no dia 28 de outubro de 1958 foi eleito Papa, sucedendo a Pio XII.
Foi João XXIII, considerado um papa de transição, que aos 77 anos, resolveu “arejar” a Igreja e promoveu grandes mudanças nela, convocando o Concílio Vaticano II.  
João XXIII foi declarado beato pelo Papa João Paulo II no dia 3 de setembro de 2000. 
A12.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário