sábado, 7 de junho de 2014

O que é o batismo no Espírito Santo?

Nenhum comentário

Onazir Conceição
Foto: Wesley Almeida/ Cancaonova.com
“Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judeia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus! Estavam, pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros: Que significam estas coisas? Outros, porém, escarnecendo, diziam: Estão todos embriagados de vinho doce. Pedro então, pondo-se de pé em companhia dos Onze, com voz forte lhes disse: Homens da Judeia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção às minhas palavras” (Atos 2, 1-4).

Para muitos de nós, essa Palavra já está na ponta da língua, decorada, é quase que um hino! Temos de permitir que o Espírito faça a obra d'Ele em nós! Mas o que é o batismo no Espírito Santo? Nós, que estamos em uma caminhada de conversão, poderíamos resumi-lo como um encontro pessoal com Deus, uma experiência transformadora de vida. Ele atualiza o batismo e o crisma em nós, Ele vem nos renovar!

Esse batismo no Espírito Santo serve para quê? Esse intercâmbio entre Céu e Terra acontece para que possamos ser plenos. É a plenitude de Deus em nós, pois o Espírito age de forma imanente. Antigamente, o batismo no Espírito Santo acontecia apenas para pessoas especiais. Ele agia nos reis, nos profetas, mas, com a vinda de Jesus, isso mudou. Hoje, todos nós podemos ser plenos do Espírito de Deus!

Entendamos a palavra "pleno" como aquele que é "cheio" do Espírito. E estar cheio d'Ele é como ser um copo transbordando água.

O batismo no Espírito é um despertar para aqueles que querem ter uma vida cheia de Deus. Vivemos essa efusão no Espírito para testemunhar Jesus, para testemunhar ao mundo que somos batizados e crismados pelo fogo de Cristo. Precisamos saber quem é Ele e o que Ele faz. O Espírito Santo é uma necessidade para a nossa vida!

"O Espírito Santo é uma necessidade para a nossa vida!", afirma Onazir
Foto: Wesley Almeida

Quando crianças, passamos pela catequese, mas muitos, ainda hoje, não sabem responder o que é o Espírito Santo. O que importa é tentarmos mudar esse jogo, e o Senhor nos dá uma nova esperança. Só precisamos acreditar em Sua Palavra!

Você já foi batizado no Espírito Santo? Precisamos ter um encontro com o Cristo, Ele precisa ser orante, ativo em nossa vida! O Paráclito é consolador, é Aquele que nos defende! Jesus morreu, ressuscitou e, em breve, voltará para continuar a promessa de Deus no meio de nós.

Deus nos deu Jesus para nos resgatar, para salvar a nossa vida. O Paráclito mora em nós! A vidência do Pentecostes deveria ser para todos os católicos, porque não dizer para todas as pessoas? Nós não conseguimos colocar limites no Espírito Santo, pois Ele entra onde quer!

Precisamos nos arrepender e receber os dons do Espírito Santo. Esses dons são para hoje, para agora! Temos de sair da mesmice e testemunharmos o Cristo, pois o Espírito de Deus descerá sobre todos nós! O Espírito Santo é alegria!

Nós, que queremos ser santos, precisamos, em primeiro lugar, ser batizados no Espírito de Deus, precisamos ter sede do Senhor, acreditar n'Ele para que a transformação aconteça em nós!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida
Fonte: CN

Nenhum comentário :

Postar um comentário