domingo, 23 de novembro de 2014

A importância dos leigos na missão a Igreja.

Nenhum comentário
Hoje celebramos juntamente com a festa de Cristo Rei, o dia nacional dos cristãos leigos. É uma boa ocasião para refletirmos sobre a identidade e a missão que temos todos os que não somos sacerdotes, mas que pertencemos a Igreja.
leigos
Na mensagem oficial da presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza José Lopes Schuina, faz referência aos 50 anos do Concílio Vaticano II, que foi um marco importantíssimo na história da Igreja e que ajudou a refletir sobre o papel dos leigos no mundo atual.
O Concílio possui vários documentos e em um deles se dedica especialmente a falar sobre o apostolado dos leigos. É o documento chamado Apostólicam Actuositatem.
Nesse documento podemos ver que todos nós, que recebemos o batismo, fomos incluídos no Corpo Místico de Cristo, depois fomos fortalecidos no dia da nossa Crisma com o a fortaleza do Espírito Santo.
A partir disso, todos somos chamados a viver o amor, a espalhar o amor de Deus pelo mundo, e isso é o mesmo que fazer apostolado.
 
Os leigos possuem então uma missão insubstituível na Igreja. A missão de ser testemunho de Cristo onde quer que estejam.
Os leigos possuem então uma missão insubstituível na Igreja. A missão de ser testemunho de Cristo onde quer que estejam. Um grande mal que assola os nossos tempos é o divórcio entre a fé e a vida. Muitos leigos são “cristãos de ir à Missa aos Domingos”, mas durante a semana, sua vida não corresponde ao que professam no credo. Isso não pode ser assim. Um cristão leigo não é alguém menos importante na Igreja. Isso é um pensamento que pode muitas vezes cruzar nossas cabeças.
Pensamos que a Igreja é o pároco, ou o Bispo. Não! Todos nós somos Igreja e somos chamados a ser cada vez mais Igreja estando na linha de frente, na luta por fazer com que o Amor de Deus chegue a cada coração que necessita.
Os leigos muitas vezes podem chegar a lugares que os sacerdotes não podem e é ai onde eles são chamados a serem particularmente fiéis a Jesus Cristo.
O alcance do apostolado dos leigos é enorme. Eles chegam às paróquias locais, à família, à juventude, ao meio social, inclusive às ordens nacionais e internacionais. Fazem apostolado tanto individualmente, como em comunidade. Isso tudo é uma benção muito grande para a Igreja e uma responsabilidade também para cada um de nós.
Hoje vale a pena perguntar-nos que tanto estamos inseridos no apostolado da Igreja. Perguntemo-nos se sabemos qual é o nosso lugar na Igreja. Essa é uma pergunta que precisamos responder o quanto antes. Me disseram uma vez que Deus tem um plano para cada um de nós e que cabe a nós descobrir que plano é esse.
E precisamos fazer isso porque se eu não respondo a minha vocação, ninguém mais vai fazer isso por mim e no Plano de Deus vai surgir um buraco. Algumas pessoas que precisam da minha resposta para conhecer a Deus não vão O conhecer, ou talvez demorem mais tempo para conhece-lo.
Isso para mim foi muito importante para tomar seriamente essa pergunta sobre o que eu sou chamado a fazer. Porque existem pessoas que dependem de mim. Existem pessoas que dependem de cada um de nós. Deus quis que fosse assim. Desde o começo da Igreja a fé se transmite pela pregação, pelo anúncio da palavra.
E hoje, talvez mais que nunca, Deus conta com todos os seus filhos, de maneira particular com os leigos, para chegar a todas as pessoas do mundo. Hoje, tomando um pouco mais de consciência da importância da missão do leigo, procuremos saber o que mais posso fazer para anunciar o amor de Deus que por Graça de Deus me tocou.
Olhemos para Maria, que é uma leiga, e aprendamos dela que no mesmo instante que recebeu Jesus no seu ventre se colocou a caminho da casa de sua prima Isabel para anunciar essa grande alegria, para fazer apostolado.
Fonte: A12.COM

Nenhum comentário :

Postar um comentário